Seca

Dilma em São José de Piranhas

“Integração do São Francisco é fundamental para convivência coma seca”

Dilma em São José de Piranhas

A presidente da República, Dilma Rousseff, já está na Paraíba onde visita obras de transposição do Rio São Francisco. Em entrevista à imprensa ela disse que a integração do rio é fundamental para o Nordeste poder conviver com a seca.

“Estamos investindo para garantir que a falta de água não seja surpresa”, ressaltou Dilma, em São José das Piranhas, lembrando que a Paraíba será beneficiada por dois eixos do Projeto de Integração do São Francisco.

O Nordeste tem 28% da população brasileira e 3% da disponibilidade de água. A integração do São Francisco vai garantir segurança hídrica para mais de 390 municípios do Nordeste Setentrional.

Integração do São Francisco beneficiará 12 milhões de pessoas

O Projeto estabelece a interligação da bacia hidrográfica do Rio São Francisco – que apresenta relativa abundância de água (1.850 m³/segundo de vazão garantida pelo reservatório de Sobradinho) – com bacias inseridas no Nordeste Setentrional. 

A interligação vai levar água para consumo humano, animal e para ações que vão alavancar o desenvolvimento socioeconômico da região. A obra beneficiará uma população estimada de 12 milhões de habitantes, em 390 municípios nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, além de gerar emprego e promover a inclusão social.

O empreendimento garantirá o abastecimento de água desde grandes centros urbanos da (Fortaleza, Juazeiro do Norte, Crato, Mossoró, Campina Grande, Caruaru) até centenas de pequenas e médias cidades do Semiárido e de áreas do interior do Nordeste, priorizando a política de desenvolvimento regional sustentável.

Atualmente, as obras físicas do Projeto São Francisco apresentam cerca de 60% de execução. Todas as etapas estão 100% contratadas, com previsão de entrega em 2015. Todas as Metas de Execução (Metas 1N, 2N, 3N, 1L, 2L e 3L) estão em atividades. As Metas de Execução são compostas pelos antigos 16 lotes de obras. Os dois Canais de Aproximação do Eixo Norte e Leste já estão concluídos.

Com Blog do Gordinho/Blog do Planalto

Comentários