Paraíba

Paraíba deve ter radiação solar extrema durante Semana Santa

Previsão de temperatura máxima em Patos é de 36ºC

Paraíba deve ter radiação solar extrema durante Semana Santa

Os paraibanos devem ficar atentos aos níveis do Índice Ultravioleta (IUV) durante o feriadão da Semana Santa, entre esta quinta-feira (24) e o domingo (27). Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a radiação solar será extrema em várias cidades. Em Patos, temperatura deve chegar a 36ºC.

O IUV representa o valor máximo diário da radiação ultravioleta, no período referente ao meio-dia solar, horário de máxima intensidade de radiação solar. Como a cobertura de nuvens é algo muito dinâmico e variável, o IUV é sempre apresentado para uma condição de céu sem nuvens. Segundo o Inpe, o índice é baixo quando for dois ou menor que isso, moderado entre três e cinco, alto de seis a sete, muito alto de oito a 10 e extremo quando for registrado maior que 11.

Em João Pessoa, no Litoral, o Índice Ultravioleta será de 13 nos quatro dias do feriadão e a temperatura mínima deve ser de 21ºC e a máxima pode chegar a 33ºC. De acordo com a previsão do Inpe, apenas na sexta-feira (25) a probabilidade de chuva é considerável, chegando a 30%. No Conde, também no Litoral, a radiação será extrema, no mesmo nível da capital e a temperatura mínima pode chegar a 24ºC.

Já em Campina Grande, na região do Agreste, o IUV vai permanecer em 13. Em relação a temperatura, a Rainha da Borborema deve registrar a temperatura mínima de 18ºC, e a máxima de 31ºC. Em Guarabira, cidade conhecida pela procissão do fogaréu na Semana Santa, a radição será extrema e a temperatura máxima deve chegar a 33ºC.

Sertão

Nas três principais cidades do Sertão, os moradores e turistas terão que ter mais cuidado com a radiação. Em Patos, Cajazeiras e Sousa, o IUV vai chegar a 14 nos quatro dias da Semana Santa, segundo a previsão do Inpe. A temperatura também é alarmante, já que em Patos a máxima deve chegar a 36ºC e em Cajazeiras e Sousa 35ºC.

G1

Comentários