Eleições

Debate da Band pode definir voto dos indecisos

Candidatos à presidência disputam preferência dos que ainda não escolheram

Debate da Band pode definir voto dos indecisos

Os candidatos à presidência vão usar os debates do segundo turno para buscar a prefência dos eleitores indecisos. É o que aponta o cientista político Fernando Abrucio, em análise no Progaram Canal Livre.  

A corrida do segundo turno começa na Band. Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) se encontrarão às 22h desta terça-feira. O duelo entre o tucano e a petista será transmitido ao vivo também pelo Portal da Band. 

O especialista alerta para as pesquisas de intenção de voto. As últimas divulgadas pelo Ibope e Datafolha mostram um empate técnico entre Aécio (que aparece com 51%) e Dilma (que tem 49%). Por isso, a ecolha dos eleitores que não estão 100% certos deve decidir as eleições.

Fernando Abrucio lembra dos eleitores de Marina Silva que ainda não sabem em quem vão votar. "Esses 10% em grande medida vão decidir as eleições", observa.  

Ele diz ainda que no debate do segundo turno "a cara dos candidatos ficam mais evidentes", já que o confronto é direto. Por isso a influência na escolha dos indecisos pode ser ainda maior que no primeiro turno - sobretudo o primeiro debate, que deve ditar o tom das campanhas daqui para frente.

"Não é um debate de mero balizamento do tom da campanha. É o primeiro e talvez possa se dizer que é o último", aposta Ricardo Boechat, um dos entrevitadores do programa Canal Livre.  

Sobre o que esperar dos candidatos na noite do cofronto, o jornalisa Fernando Mitre, que acompanha os debates desde os anos 80, explica:"há dois sentimentos fundamentais entre os eleitores: o medo e a esperença. E os políticos competentes trabalham com isso. Então eles vão trabalhar o medo do eleitor contra o adversário."

Band Notícias

Comentários