Cultura

Segundo dia de masterclasses aconteceu nesta terça

Violoncelo, contrabaixo e violino são os destaques

Segundo dia de masterclasses aconteceu nesta terça

Alunos e ouvintes interessados em violoncelo, contrabaixo e violino compareceram, na manhã desta terça-feira (2), no Espaço Cultural, em Tambauzinho, para o segundo dia de masterclasses do II Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa, realizado pela Prefeitura Municipal da Capital (PMJP). Os presentes foram atraídos pela possibilidade de serem avaliados por três instrumentistas internacionais, que assistiam às apresentações e faziam comentários sobre a desenvoltura dos inscritos. As masterclasses ocorrem até a próxima sexta-feira (5) sempre a partir das 10h.

Na programação do dia estiveram presentes nomes conhecidos da música clássica como Benedict Klöeckner, responsável pelo violoncelo (Alemanha), Nicholas Schwartz, que ministrou oficina sobre contrabaixo (USA), e Sarah Loerkens, que avaliou as apresentações de violino (Suíça).

A cada dia instrumentistas de diversas partes da Europa e também dos Estados Unidos estarão à disposição dos interessados no Espaço Cultural. As masterclasses fazem parte da programação II Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa, que se estende até o sábado (6).

Para o maestro Laércio Diniz, coordenador do evento, a grande presença de artistas internacionais faz com que a cidade de João Pessoa dê um salto de qualidade na cena da música clássica. “É muito importante que esses alunos se relacionem com artistas de projeção internacional e saibam o que é feito fora do Brasil. Assim, saímos da dependência do eixo Rio-São Paulo e entramos em contato com outra realidade musical”, declarou.

Inscritos aprovam evento – A possibilidade de intercâmbio musical e de ter orientações de nomes conhecidos da música clássica mundial levou diversos interessados ao Espaço Cultural. Quem compareceu ao evento teve a possibilidade de apresentar um trabalho para ser avaliado pelos instrumentistas e assistir às apresentações como ouvinte. Embora todo o contato dos instrumentistas seja em inglês, há tradução simultânea.

A estudante de 22 anos Nayanne Rahyssa viu a possibilidade de interação com a suíça Sarah Loerkens um diferencial em seu currículo. “É uma oportunidade única essa possibilidade. Vim apresentar um trabalho e tive dicas valiosas, que valem não só para o engrandecimento como instrumentista, mas é uma experiência de vida também”, declarou.

O também estudante Ítalo Rafael, de 22 anos, já conhecia o alemão Benedict Klöeckner e não hesitou em se inscrever tão logo soube do evento. “Ele é bastante famoso e eu já tinha assistido a algumas masterclasses dele pela internet. Acho importante esse intercâmbio porque vamos pegando informações de pessoas já experientes e adaptando ao nosso estilo”, disse.

 

Programação da Semana

Quarta-feira, 3/12

10h

Local: Espaço Cultural.

Masterclass de clarinete: Arjan Woudenberg (Holanda)

Masterclass de violino: Alberto Johnson (Brasil/Holanda)

Local: Centro de Estudos Jurídicos Sociais – Av. Rio Grande do Sul, 1411,

Bairro dos Estados (por trás do Ministério da Fazenda).

Masterclass de piano: Juliana Steinbach (Brasil/França)

 

Quinta-feira, 4/12

10h

Local: Espaço Cultural

Masterclass de trompa: José L.Sogorb (Espanha)

Masterclass de flauta: Carla Meijers (Holanda)

Masterclass de violino: Emi Resnick (USA)

 

Sexta-feira, 5/12

10h

Local: Espaço Cultural.

Masterclass de oboé: Jeroen Soors (Bélgica)

Masterclass de violoncelo: Fred Pot (Holanda)

Masterclass de viola: Avishai Chameides (Israel)

Local: Centro de Estudos Jurídicos Sociais – Av. Rio Grande do Sul, 1411, Bairro dos Estados (por trás do Ministério da Fazenda).

Masterclass de piano: Anna Fedorova (Ucrânia)

PMJP

Comentários