Cultura

Pesquisador do MIT ministrará palestra em evento de informática em JP

WebMedia2014 acontecerá no Centro de Convenções de 18 a 21 de novembro

Pesquisador do MIT ministrará palestra em evento de informática em JP

O pesquisador Eric Rosembaum, do Massachusetts Institute of Technology - MIT Media Lab, dos Estados Unidos, será um dos palestrantes no XX Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web -WebMedia2014, um dos maiores eventos internacionais de  sistemas multimídia e informática, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e que será realizado, pela primeira vez, em João Pessoa. A participação de Rosembaum foi confirmada pelo Núcleo Lavid do Centro de Informática (CI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O Webmedia2014 acontecerá de 18 a 21 de novembro, no Centro de Convenções da capital. 

Durante o evento, Eric Rosembaun abordará o tema 'Banana Pianos and Musical Cartoons: Designing for Musical Tinkerability'. Ele é um dos inventores do Makey Makey (ícone da era Internet das Coisas). É atualmente um dos doutorandos do grupo Lifelong Kindergarten, no MIT Media Lab (EUA) e trabalha com novas tecnologias que envolvem música, improvisação, brincar e aprender. 

Seus projetos incluem software para pintura com som, pintura com luz, improvisação e criação de comportamentos interativos em mundos virtuais 3D. Eric Rosenbaum possui diploma de Bacharel em Psicologia e de Mestre em Tecnologia em Educação pela Universidade de Harvard. Ele também possui título de Mestre em Arte, Mídia e Ciências pelo MIT Media Lab. 

O MIT é um dos líderes mundiais em ciência, engenharia e tecnologia. Dentre seus departamentos e escolas destacam-se a Sloan School of Management, Lincoln Laboratory, Computer Science and Artificial Intelligence Laboratory, Witehead Institute, além do Media Lab, aonde Eric Rosembaum vem desenvolvendo suas pesquisas. 

Outros cientistas de renome internacional também irão compartilhar as inovações em pesquisas nas áreas de informática, TV digital e tecnologias emergentes, durante o Webmedia2014. 

A vigésima edição do evento receberá um dos ícones brasileiros do cenário nacional e internacional de pesquisa em TV Digital: o professorLuiz Fernando Gomes Soares. Professor da PUC-Rio e coordenador do Laboratório Telemídia, ele apresentará a palestra intitulada "Inter-thing Synchronization". 

Está sendo também esperada a participação do palestrante Artur Lugmayr, da Universidade de Tecnologia de Tampere (TUT), na Finlândia, uma das grandes referências mundiais sobre convergência digital. 

Artur Lugmayr é o fundador do Laboratório de Produção de Mídia e Entretenimento (EMMi). No WebMedia2014, ele fará palestra sobre "2050: A Small Travel Through the Previous 50 Years of Smart Media Eco-Systems: Smart Ubiquitous Media Eco-Systems". O tema será abordado face às últimas tendências na indústria de mídia, e como um potencial futuro poderia emergir. 

Outro pesquisador convidado para o WebMedia2014 é Damian Schofield, da Universidade do Estado de Nova Iorque - SUNY/Oswego (EUA). Durante a palestra ele abordará sobre novas tecnologias emergentes e sua importância. À primeira vista, muitas inovações podem ser vistas como potencialmente úteis em muitas situações, no entanto, muitas vezes existem problemas que comprometem sua utilização e aceitação. Um dos desafios está centrado no cuidado especial e atenção à natureza inerentemente ubíqua de muitas novas tecnologias.

O WebMedia2014 vai oferecer aos participantes uma vasta programação de palestras, sessões técnicas, minicursos e workshops, com informações disponíveis As inscrições para o evento devem ser feitas na página do evento. É necessário ter uma conta no sistema ECOS da SBC para realizar a inscrição.

Jornal da Paraíba

Comentários