Copa 2014

João Pessoa não receberá Fan Fests; Fifa confirma Recife como sede

Capital paraibana era cogitada, após Recife dizer que não tinha condições de bancar a festa

João Pessoa não receberá Fan Fests; Fifa confirma Recife como sede

A Fifa encerrou nesta quinta-feira a polêmica que envolvia a organização das Fan Fests da Copa do Mundo de 2014. Após cidades-sede do torneio colocarem em xeque a realização das exibições públicas dos jogos do Mundial, a entidade máxima do futebol confirmou que as "festas dos torcedores" vão acontecer nas 12 capitais que receberão partidas da Copa (veja abaixo a lista de locais onde serão realizadas as Fan Fest).

O anúncio dos locais das 12 Fan Fests da Copa do Mundo do Brasil foi feito logo depois de o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, visitar a Praia de Iracema, em Fortaleza. O local vai abrigar a festa dos torcedores da capital do Ceará. "Fortaleza tem um local fantástico para a Fan Fest", declarou Valcke. "Na praia nesta manhã, foi difícil imaginar que em menos de seis semanas dezenas de milhares de torcedores celebrarão a Copa do Mundo aqui. "

Meses antes do anúncio da Fifa, Recife, outra cidade-sede da Copa do Mundo, chegou a desistir de organizar sua Fan Fest. A prefeitura da capital de Pernambuco informou que não pretendia investir recursos públicos com o evento. A cidade, entretanto, terá sim um Fan Fest. Será no Cais da Alfândega.

o ex-jogador Ronaldo, que é membro do COL (Comitê Organizador Local) da Copa, comemorou o fato de todas as sedes terem chegado a um acordo para a realização da festa. Disse, inclusive, que pretende assistir a partidas da Copa nos eventos. "As Fan Fests são uma grande oportunidade de aproveitar a Copa do Mundo e mostrar aos visitantes o jeito brasileiro de curtir um jogo de futebol ao ar livre, em um ambiente de festa incomparável", disse Ronaldo. "Certamente pretendo assistir a alguns jogos lá durante o evento."

A festas da Copa existem desde 2006, quando a Copa do Mundo foi realizada na Alemanha. Desde então, são consideradas um sucesso de público. Segundo a Fifa, mais de 24 milhões de torcedores assistiram a jogos em Fan Fests nos Mundiais de 2006 e 2010.

No Brasil, as Fan Fests da Copa são uma parceria da Fifa com a TV Globo. A emissora vai levar artistas para se apresentarem nos eventos, que contarão com telões, sistema de som e bares. A entrada é gratuita.

Confira a lista:

Belo Horizonte: Expominas

Brasília: Taguaparque

Cuiabá: Parque das Exposições

Curitiba: Pedreira Paulo Leminski

Fortaleza: Praia de Iracema

Manaus: Ponta Negra

Natal: Praia do Forte

Porto Alegre: Anfiteatro Pôr-do-Sol 

Recife: Cais da Alfândega 

Rio de Janeiro: Copacabana

Salvador: Aeroclube (em avaliação pela sede)

São Paulo: Vale do Anhangabaú 

 

Uol

Comentários