Copa 2014

Fifa cogita suspender venda de bebidas em jogos de alto risco

Questão foi abordada com as notícias de violência entre rivais sul-americanos

Fifa cogita suspender venda de bebidas em jogos de alto risco

A Fifa não descarta a possibilidade de suspender a venda de bebidas alcoólicas em um estádio que receberá uma partida considerada de alto risco. A questão foi abordada com as notícias de violência entre rivais sul-americanos e a proximidade de confrontos entre esses países, como Brasil x Chile, no próximo sábado. A chefe de comunicação da entidade afirmou que ainda não há base para uma medida como essa, que afetaria patrocinadores da Copa do Mundo, mas ressaltou que a segurança tem prioridade sobre todos os outros aspectos e, por isso, há uma previsão nesse sentido no regulamento.

- Há sempre a possibilidade de fazer isso em partidas de alto risco. Nas Copas da Alemanha e África do Sul isso já estava no regulamento. Mas ainda não há base para isso – disse Delia Fischer.

De acordo com o diretor de comunicação do Comitê Organizador Local (COL), Saint-Clair Milesi, seria necessária, por exemplo, uma recomendação da Polícia Militar para tal medida ser considerada. Ainda assim, apesar de fora do período de Copa a venda de bebida alcoólica em estádios ser proibida no Rio, mesmo com a recomendação a decisão final seria da cúpula de segurança da Fifa.

Saint-Clair citou que esse tipo de providência nunca foi necessária e lembrou que, na Copa das Confederações, quando a Fifa testou um modelo com encerramento da venda de cerveja 20 minutos antes do fim das partidas, houve problemas de segurança justamente por conta disso, com torcedores exaltados.

Click Verdade, Globo Esporte

Comentários