Brasil

Nível do Cantareira sobe para 9,5%

Segunda cota do volume morto será recuperada em breve

Nível do Cantareira sobe para 9,5%

O nível do Sistema Cantareira subiu mais uma vez nesta quinta-feira (19) e chegou ao mesmo patamar que estava no dia 23 de novembro do ano passado: 9,5%. O reservatório estava ontem com 8,9%. Nesse ritmo, a segunda cota do volume morto (10,7%) pode ser recuperada nos próximos dias.

As chuvas que estão atingindo o Sudeste em fevereiro já superaram o esperado para a região do Cantareira. Mas isso não significa que a situação esteja confortável. Hoje, o reservatório ainda opera no negativo. Para chegar ao zero e retornar ao volume útil, o nível da água ainda precisa subir mais 19,7% — a primeira cota do volume morto acrescentou 18,5% à soma.

A Sabesp continua destacando a importância da economia de água. A redução da pressão em alguns horários do dia tem sido a alternativa ao racionamento, que poderia causar danos na tubulação e não é recomendado por autoridades sanitárias, segundo a companhia.

Todos os outros reservatórios que abastecem a Grande São Paulo também registraram alta nesta quinta-feira. A chuva tem sido provocada por uma zona de convergência que traz umidade da Amazônia para o Sudeste. O tempo deve continuar instável, pelo menos até sexta-feira (20).

Band Notícias

Comentários