Brasil

Cantareira atingiu 10,7%

Sistema recupera 2ª cota do volume morto

Cantareira  atingiu 10,7%

O Sistema Cantareira recuperou totalmente a segunda cota da reserva técnica - o chamado volume morto, que fica abaixo dos dutos de captação nesta terça-feira. Segundo o monitoramento da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), o volume do sistema atingiu 10,7% - exatamente o nível da segunda cota. 

Este é o 19º dia consecutivo em que há registro de aumento do nível do Cantareira, reservatório que abastece 6,2 milhões de pessoas em São Paulo. Nos últimos dois, na segunda e nesta terça-feira, o volume do sistema subiu mesmo sem a ocorrência de chuvas na região do sistema. 

Ainda assim, no acumulado do mês, já choveu mais do que a média história: foram 266,5 milímetros contra média de 199,1 milímetros. 

Mas a situação ainda é crítica. Para recuperar totalmente a reserva técnica o volume do Cantareira precisa aumentar mais 18,5%. Ou seja, para voltar ao volume últil, o sistema terá que atingir 29,2% (10,7% da segunda cota mais 18,5% da primeira). 

O governo de São Paulo e a Sabesp determinaram volume de 14% para evitar a implantação de rodízio de água em São Paulo. A definição só será divulgada no final do mês de março e para valer ainda dependerá de as obras emergenciais estarem sendo realizadas dentro do prazo estabelecido, sem atrasos. 

Band Notícias

Comentários